Pesquisas (Clima/Cliente Interno)
Solução destinada a avaliar a experiência dos colaboradores (pesquisa de clima) e/ou das áreas internas (pesquisa do cliente interno) pela observação da fluência dos processos operacionais e administrativos, do cumprimento de promessas internas e do atendimento das necessidades e expectativas individuais e coletivas que possam gerar efeitos positivos ou negativos sobre os produtos e serviços da organização. Esta solução inclui a definição das estratégias e questionários de pesquisa, a definição da melhor ferramenta para registro das respostas e comentários, o fornecimento de relatórios gerenciais periódicos (BI – Business Intelligence) e a transferência de conhecimento pelo time de consultoria da V2 para análises e melhoria dos resultados.

Solução recomendada para empresas que buscam:

Metodologia
A V2 utiliza sua metodologia MOD para esta solução. A MOD foi concebida observando-se referenciais, conceitos e métodos que se demonstraram exitosos quando contam com um diagnóstico e uma estratégia de implantação customizada para cada tipo de empresa, com base em sua cultura, práticas de gestão e objetivos a serem alcançados. A metodologia MOD é composta por elementos extraídos de referenciais como: Gestão da Qualidade, Gestão de Performance e Six Sigma.

DÚVIDAS
FREQUENTES

Qual a importância em avaliar a experiência do colaborador?
As pessoas são uma parte fundamental para a operacionalização de qualquer estratégia de negócio, independentemente do nível de automação dos processos do negócio. Sempre há pessoas conduzindo iniciativas, planejamento, executando, resolvendo problemas e buscando formas de fazer melhor a cada dia. Esta última parte, em específico, é potencializada pela auto motivação, alimentada pelo conjunto de condições e do ambiente proporcionado pela empresa para cada colaborador. Colaboradores insatisfeitos costumam impactar negativamente em um conjunto de indicadores do negócio.
Qual é o melhor canal para realização de pesquisas de clima?
A realização de pesquisas em meio eletrônico, com disparo por e-mail a cada colaborador, tem se mostrado extremamente eficiente, por ser de baixo custo, permitir ao colaborador escolher o melhor horário para responde-lo e facilitar a consolidação dos resultados finais.
As pesquisas de clima devem ser anônimas?
Essa definição depende da cultura interna e do quanto há transparência e compartilhamento de ideias em todos os níveis, sem se visualizar isso como exposição ou algo negativo. O grande foco é ter uma imagem clara e confiável do clima, de modo que se a empresa entender que de forma anônima terá maior sucesso, que siga por este caminho. Importante apenas ter alguma chave informada nas respostas das pesquisas que permita vincular/classificar as respostas e ter análises mais assertivas. Pesquisas que trazem resultados globais, genéricos, sem segmentações, costumam demandar esforços complementares para identificar focos de atuação ou trazem maior risco de erro na tomada de ação.
Qual a importância em avaliar a satisfação do cliente interno?
As empresas, em sua enorme maioria, possuem estruturas verticais, hierarquizadas. No entanto, seus produtos e serviços derivam da sistemática de seus processos, da sua horizontalização, ou seja, sobre a capacidade colaborativa das áreas para que a entrega seja a melhor possível, sem gargalos ou situações de conflito interna. A pesquisa do cliente interno permite avaliar justamente como está o relacionamento entre as áreas e departamentos de modo direto, permitindo uma visão indireta dos acordos de nível de serviço existentes (ou a falta e inadequação deles). Quando a cadeia do processo não apresenta uma boa relação entre todos os clientes e fornecedores internos, alguma perda ou impacto é percebido nos indicadores de desempenho dos processos.
Qual é o melhor canal para realização de pesquisas do cliente interno?
A realização de pesquisas em meio eletrônico, com disparo por e-mail a cada gestor responsável por área/departamento participante da pesquisa tem se mostrado extremamente eficiente, por ser de baixo custo, facilitar a resposta pelos gestores e agilizar a consolidação dos resultados finais.
Esta solução inclui horas de consultoria para tratar também os resultados obtidos?
Sim! Além da estruturação da pesquisa, com a entrega de insights e relatórios, temos horas de consultoria incluídas para auxiliar a empresa na implementação de ações de correção ou de melhoria que possibilitem elevar a experiência dos clientes, com reflexos efetivos em sua satisfação.