Pesquisas (Clima/Cliente Interno)

Solução que avalia a satisfação/experiência dos colaboradores que atuam em áreas de relacionamento, observando a sua percepção em relação a liderança, processos, tecnologia e infraestrutura disponibilizados pela empresa.

Solução recomendada para empresas que buscam:

Metodologia

A V2 utiliza sua metodologia MOD para esta solução. A MOD foi concebida observando-se referenciais, conceitos e métodos que se demonstraram exitosos quando contam com um diagnóstico e uma estratégia de implantação customizada para cada tipo de empresa, com base em sua cultura, práticas de gestão e objetivos a serem alcançados. A metodologia MOD é composta por elementos extraídos de referenciais como: Gestão da Qualidade, Gestão de Performance e Six Sigma.

Dúvidas Frequentes

As pessoas são uma parte fundamental para a operacionalização de qualquer estratégia de negócio, independentemente do nível de automação dos processos do negócio. Sempre há pessoas conduzindo iniciativas, planejamento, executando, resolvendo problemas e buscando formas de fazer melhor a cada dia. Esta última parte, em específico, é potencializada pela auto motivação, alimentada pelo conjunto de condições e do ambiente proporcionado pela empresa para cada colaborador. Colaboradores insatisfeitos costumam impactar negativamente em um conjunto de indicadores do negócio.

Essa definição depende da cultura interna e do quanto há transparência e compartilhamento de ideias em todos os níveis, sem se visualizar isso como exposição ou algo negativo. O grande foco é ter uma imagem clara e confiável do clima, de modo que se a empresa entender que de forma anônima terá maior sucesso, que siga por este caminho. Importante apenas ter alguma chave informada nas respostas das pesquisas que permita vincular/classificar as respostas e ter análises mais assertivas. Pesquisas que trazem resultados globais, genéricos, sem segmentações, costumam demandar esforços complementares para identificar focos de atuação ou trazem maior risco de erro na tomada de ação.

As empresas, em sua enorme maioria, possuem estruturas verticais, hierarquizadas. No entanto, seus produtos e serviços derivam da sistemática de seus processos, da sua horizontalização, ou seja, sobre a capacidade colaborativa das áreas para que a entrega seja a melhor possível, sem gargalos ou situações de conflito interna. A pesquisa do cliente interno permite avaliar justamente como está o relacionamento entre as áreas e departamentos de modo direto, permitindo uma visão indireta dos acordos de nível de serviço existentes (ou a falta e inadequação deles). Quando a cadeia do processo não apresenta uma boa relação entre todos os clientes e fornecedores internos, alguma perda ou impacto é percebido nos indicadores de desempenho dos processos.

A realização de pesquisas em meio eletrônico, com disparo por e-mail a cada gestor responsável por área/departamento participante da pesquisa tem se mostrado extremamente eficiente, por ser de baixo custo, facilitar a resposta pelos gestores e agilizar a consolidação dos resultados finais.

Sim! Além da estruturação da pesquisa, com a entrega de insights e relatórios, temos horas de consultoria incluídas para auxiliar a empresa na implementação de ações de correção ou de melhoria que possibilitem elevar a experiência dos clientes, com reflexos efetivos em sua satisfação.