Fidelização: 5 dicas simples para fidelizar seus clientes.

A Covid-19 levou, não apenas o Brasil, mas o mundo todo a enfrentar uma das maiores crises sanitárias e econômicas da história. Segundo o boletim Focus, publicação elaborada pelo Banco Central, o recuo do Produto Interno Bruto (PIB) é estimado em 4,11% para este ano de 2020. A cotação do dólar deve fechar o ano em R$5,00, a projeção do IPCA é de 1,76% com uma estimativa de inflação para 2021 de 3,25%. Diante de um cenário instável e de incerteza, muitas empresas tem se preocupado em investir na captação de novos clientes, mas que tal olhar para os clientes que sua empresa já possui?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Harvard Business School, aumentar as taxas de retenção de clientes em 5% aumenta os lucros de 25% a 95%. Pesquisas indicam que em torno de 65% das vendas das empresas vêm de clientes que já são clientes, reter um cliente é de 5 a 7 vezes mais barato do que captar um novo, as chances de vender para quem já é seu cliente podem chegar a 70%, enquanto para novos clientes as chances variam de 5% a 20%.  Estes números indicam que fidelizar seus clientes pode ser extremamente lucrativo, então porque ao invés de investir tanto tempo e recursos na captação de novos clientes, não procurar proporcionar a melhor experiência possível para aqueles que já estão com você?

Pensando nisso, elaboramos 5 dicas simples para fidelizar seu cliente.

  • Busque a excelência no atendimento.

Produtos e serviços de qualidade são fundamentais para a fidelização dos seus clientes. Mas tão importante quanto, é a qualidade do atendimento e suporte que sua empresa oferece a eles. Realize um atendimento com foco no cliente, procurando sempre entender qual o perfil do seu cliente e quais são suas necessidades. Personalize o atendimento, pratique empatia, aja com transparência e crie uma cultura de atendimento acolhedora. Coloque-se no lugar do seu cliente, ampare-o nos momentos difíceis e procure sempre resolver seus problemas e atender suas demandas de forma rápida e eficaz.

  • Trace a jornada do seu cliente.

O segredo por traz da fidelização está em oferecer uma experiência incrível para seus clientes. Para isso é fundamental mapear a jornada de seu cliente. Entenda a história dos consumidores com sua empresa, mapeie cada ponto de contato entre eles, desde o primeiro contato até o pós venda. Somente conhecendo o caminho do seu cliente será possível lhe oferecer uma experiência única, diferenciada e excepcional.

  • Ouça o seu cliente.

Quem são seus clientes? Ter a resposta para essa pergunta é fundamental para o sucesso da sua empresa, mas responde-la não é tão fácil quanto parece. É necessário entender o perfil do seu cliente, quais as suas necessidades e expectativas. Para fidelizar seu cliente é preciso conhecer seus hábitos, preferências e desejos. Gerencie todos os canais de comunicação de sua empresa, ofereça canais para reclamações e sugestões, permita que o cliente avalie a experiência com sua marca, realize pesquisas de satisfação periodicamente.

  • Acompanhe o pós venda

Vemos muitas empresas que possuem como única preocupação a venda. Porém, o pós venda é tão importante quanto qualquer outra etapa do processo comercial. Tenha um CRM, para manter os dados dos seus clientes e o seu histórico em um local de fácil acesso. Mantenha o contato com seus clientes depois da venda, demonstre presença e preocupação com a experiência do consumidor após a aquisição do produto ou serviço, qualifique os profissionais que serão responsáveis por esta etapa, use os diversos canais de comunicação de sua empresa para estreitar seu relacionamento com o seu cliente e garantir sua satisfação, criando um relacionamento duradouro.

  • Analise os indicadores

É fundamental acompanhar as métricas para entender como sua estratégia de fidelização está se saindo, identificar erros e pontos de melhoria. O mercado é dinâmico, os clientes a cada dia se tornam mais exigentes e a concorrência evolui com o passar do tempo. Faça um estudo e identifique quais métricas se adaptam melhor a realidade de seu negócio. Acompanhe os indicadores e busque a melhoria continua para a sua estratégia de fidelização.

A fidelização de seus clientes é fundamental para o sucesso do seu negócio. Em um período de crise econômica como o que estamos enfrentando, fidelizar seu cliente pode ser, em muitos cenários, mais barato e tão lucrativo quanto a captação de novos clientes no mercado. Além disso, manter seus clientes fiéis e satisfeitos, fará com que eles indiquem sua empresa para as pessoas próximas, portanto você não apenas manterá os clientes que já estão com você, como adquirirá novos. Fica a dica!

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