O Poder da Voz do Consumidor

CLIENTES FELIZES E REALIZADOS COMPRAM MAIS E PROMOVEM A MARCA

A internet tem sido uma ferramenta viabilizadora de inúmeras possibilidades para os consumidores. Poder saber o que outros consumidores acham dos produtos ou das empresas à partir de suas próprias experiências como cliente, tem um poder ainda pouco mensurado pelas empresas.

É fato que cada vez mais pessoas acessam serviços online de reclamações antes de decidir suas compras. Quem irá efetivar uma compra após observar uma empresa ou um produto com reputação negativa? Quantos consumidores se arriscam? E quantas vendas são perdidas pelas empresas após consultarem sua reputação?

Se para consumidores, essas avaliações ajudam em sua decisão, para as emprestas o desafio está em saber monitorar e utilizar essas informações para desenvolver suas estratégias e processos na busca por melhorar sua reputação e melhorar a experiência para os clientes.

Negligenciar ou ficar indiferente às informações postadas nas redes sociais e em sites de reclamação é uma decisão de alto risco e que vai na contramão destes tempos, com os consumidores cada vez mais empoderados.

Buscar a diferenciação em produtos e serviços para superar as expectativas dos clientes é uma máxima para empresas que buscam por promotores da marca e que estes se manifestem assim nas redes sociais. No entanto, para atingir este status as empresas precisam estar próximas e atentas aos clientes, principalmente quando surgirem situações adversas.

Cuidar da capacitação dos colaboradores, repensar continuamente os processos, utilizar a tecnologia para agilizar e facilitar a vida do cliente e ter uma comunicação assertiva são ingredientes da receita ideal para gerar engajamento, afinal de contas, clientes felizes e realizados se traduzem em novas vendas e na conquista de novos clientes.

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