Série: Experiência do Cliente – Onde é mais importante investir para a experiência do cliente?

As empresas precisam evoluir em suas estratégias de relacionamento de modo planejado, considerando suas metas atuais e objetivos futuros. Isso é necessário para que possa otimizar o uso dos recursos humanos e tecnológicos, além de criar melhores condições para gerenciamento e melhoria das interações na linha do tempo.

Para isso, entendemos a necessidade de um investimento inicial para questões organizacionais e de planejamento, envolvendo como ações recomendadas o mapeamento e a modelagem de:

  1. Requisitos dos clientes e/ou “personas”;
  2. Jornada do cliente;
  3. Pontos e canais de contatos, físicos e digitais, por etapa da jornada;
  4. Motivos de interação do cliente com a empresa, em cada etapa da jornada e sua predisposição para automação, robotização ou autosserviço;
  5. Processos de atendimento e de relacionamento com os clientes, considerando os diversos pontos de contato, canais de contato e motivos de interação, assim como envolvimento de todas as áreas da empresa participantes;
  6. Base de conhecimento para suportar e orientar profissionais e equipes nas ações de atendimento e de relacionamento com os clientes;
  7. Conteúdo e materiais para treinamento dos profissionais;
  8. Especificação de fluxos e funcionalidades para atendimentos por robô, portais ou aplicativos;
  9. Processos para gerenciamento da qualidade e da eficiência operacional (visão interna) e, principalmente, da experiência do cliente (visão externa).

A partir desta modelagem, cria-se um melhor cenário para avaliar as tecnologias disponíveis e as necessidades reais de investimento, na busca pela implantação de uma operação enxuta, com investimentos que tragam retorno efetivo sobre custos e sobre a experiência do cliente.

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